Brasil & Mundo

Novo ministro garante duro combate ao crime organizado no Rio

A posse do novo ministro Extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann, aconteceu hoje, em Brasília. Ele declarou que vai “combater duramente o crime organizado” sem desrespeitar a democracia e os direitos humanos. Segundo ele, o ministério irá valorizar os profissionais que trabalham na área de segurança e ressaltou que o governo federal amplia, a partir de agora, o protagonismo nas ações de segurança do país, antes sob a tutela de estados e municípios.

“A União precisa ampliar suas responsabilidades e coordenar e promover a interação entre os entes federativos, estados e municípios. Este ministério, como aqui dito, vai coordenar e integrá-los em uma política efetiva de segurança pública nacional. Combater duramente, enfatizo, duramente o crime organizado, mas sem jamais desconsiderar a lei e os direitos humanos. Existem aqueles que combatem o crime através da barbárie, o afastamento e a desconsideração das leis. O estado e a sociedade não podem se equiparar ao crime organizado, sob pena de a ele se igualar”, garantiu.

Durante o discurso de posse, o ministro mostrou dados estatísticos da violência e da superlotação do sistema carcerário. Jungmann deixou o Ministério da Defesa para o general da reserva Joaquim Silva e Luna, secretário-geral da pasta. Pela primeira vez, em 19 anos, a titularidade do ministério será de um militar.

Jungmann disse que, ao assumir o cargo de ministro da Segurança Pública, encerra sua carreira política para se dedicar integralmente ao trabalho à frente do ministério. E informou que vai encaminhar ao presidente do PPS uma solicitação de suspensão de todas suas atribuições em relação ao partido. “Praticamente nos últimos 50 anos participei de todas as eleições do país. Continuarei como cidadão responsável pela política do meu país”.

Serão atribuições do novo ministério também o patrulhamento ostensivo das rodovias federais e a política de organização e manutenção da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

< Obras de artistas mulheres ganham destaque no MAC Estúdio de fisioterapia em São Gonçalo <